Ilheenses expõem pinturas em Salão de Arte Contemporânea de Paris
Jane Hilda Badaró (50) nasceu no Rio de Janeiro e Denise Loureiro (60) nasceu em São Paulo. Ambas se dizem “ilheenses de coração”, possuem ligações fortes com a cidade baiana onde passaram e passam grande parte de suas vidas, possuem laços familiares e sociais. Nesta perspectiva, a cidade de Ilhéus estará representada no 9º. Salão de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris, em outubro, quando as duas artistas plásticas estarão expondo algumas de suas obras, ambas indicadas pela Comissária de Exposições e Salões de Arte na Europa, Heloiza de Aquino Azevedo, da Árvore do Saber- Bureau d’Art . Paris, a “Cidade Luz” é a mais bela vitrine da Cultura da Europa e do mundo
O 9º. Salon ART SHOPPING é um evento importante por tratar-se de uma verdadeira plataforma de expressão, onde mais de 300 Galerias apresentam os futuros grandes mestres mundiais das artes, e onde mais de dez mil compradores gastam em média de um a dois mil Euros por compra. Acontece no Carrousel du Louvre, que é o nome da galeria comercial que se encontra no sub-solo do Museu do Louvre, com entrada no 99 da rua Rivoli. No segundo nível encontra-se a impressionante pirâmide invertida, uma das entrada para o museu do Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo.
O Museu du Louvre é onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
A artista Jane Hilda Badaró tem uma história incomum, pois somente em 2011, às vésperas de completar 50 anos é que deu início, em caráter efetivo, à sua carreira artística. É advogada, Mestre em Direito, Professora universitária vinculada ao Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, e teve incursões na imprensa regional por alguns anos. Nos últimos dezesseis (16) meses produziu mais de 90 telas, e desde setembro do ano passado expõe seus quadros, ininterruptamente, nos mais diversos espaços culturas de Ilhéus. Sua arte é pura, genuína. Autodidata, costuma dizer que faz uma arte em estado bruto para temas bem delicados. Usa cores fortes e vibrantes, traços primitivos e estilo figurativo.
Denise Loureiro passou a infancia na Amazônia, onde sonhava em ser uma cidadã do mundo. Desde a infância desenha com paixão tudo o que sua percepção subliminar lhe deixa ver : rostos de pessoas e de animais, objetos, etc. Morou em Ilhéus durante alguns anos. Sua história de vida demonstra versatilidade : já se dedicou em atelier de haute-couture como autodidata criando e confeccionando roupas de noivas e de festas, fez curso de stylismo e confeccões em pele e couro em Iesy na Itália e marketing na Academia de Milão, tem poemas publicados em jornais e revistas de Ilhéus, é autora de livro auto-biográfico. Embora sempre passe grandes temporadas em Ilhéus, ela reside fora do Brasil há muitos anos, e já realizou exposições de artes plásticas em Genebra- Suiça, e em Paris.